Obrigado Ricardo Neil Schaffe por citar a Big Blue em seu artigo de forma espontânea. O reconhecimento de um trabalho bem feito vem nestes pequenos detalhes!

linkedin


“Por incrível que pareça, um dos maiores problemas da TI é gerir os ativos. Apesar de existir diversos sistemas como antivírus, software de monitoramento, softwares de inventários online e sistemas de distribuição de software que conseguem mostrar quais são os computadores que estão online, é comum ter empresas que não conseguem ter 100% do seu parque computacional mapeado e gerenciado. Na verdade, é bem difícil chegar próximo dos 100% em empresas grandes.

Se você não está gerenciando o hardware, alguns problemas que você poderá ter serão o roubo, quebra, compras sem necessidade, equipamentos muito antigos, entre outros. Mas o que mais me deixa de cabelo em pé é a falta de garantia e manutenção de servidores ou equipamentos de rede.

Servidores e equipamentos de rede sem manutenção ou garantia são bombas-relógio. Eles vão falhar e, normalmente de madrugada, bem na hora do fechamento da folha de pagamento. Em muitas empresas, mandar arrumar um servidor emergencialmente será um pesadelo burocrático.

Servidores, storages, tape libraries e switches cores são sua prioridade número 1 na gestão de ativos. Estes TEM que ser cobertos por garantias ou por contratos de manutenção. Eu sempre compro estes componentes com garantia de 5 anos. Leasing também pode ser uma boa opção para se analisar. Muitas vezes, não é necessário trocar com 5 anos então renovo por mais 2. IBM, HP e Dell normalmente aceitam renovar até 7 anos de idade deste tipo de equipamentos. Se ainda assim, você não puder trocar os servidores, existem empresas especializadas e manutenção de hardware que conseguem dar manutenção em equipamentos antigos. Inclusive, existem muitos que consideram que estas empresas de manutenção de hardware funcionam melhores do que as garantias dos fabricantes, passando os hardwares para a gestão destes contratos tão logo acabe a garantia de 1 ano. Isto, pois o SLA da garantia não é acompanhado de penalidades por descumprimento, diferente dos contratos de manutenção. Uma empresa que recomendo para contrato de manutenção é a BigBlue. (…) “


Leia o post do Ricardo em seu blog Gestão de TI:  Gestão de Ativos de TI – Hardware